No Limite, Reality Shows e o Oba-Oba no Congresso Nacional

OPS - Editorial

Avatar

Estamos gradualmente caminhando para uma maior transparência nos atos que governam nossa sociedade e, apesar de que os grupos de interesse que detêm o poder ainda possuem muitas armas e artimanhas para se defender, as forças “brancas” parece que, finalmente, encontraram a contra-magia para atacar.

    Como seria bom se pudéssemos “eliminar” um político corrupto ou incompetente como se faz nos Reality Shows como Big Brother ou No Limite...
    Estamos gradualmente caminhando para uma maior transparência nos atos que governam nossa sociedade e, apesar de que os grupos de interesse que detêm o poder ainda possuem muitas armas e artimanhas para se defender, as forças “brancas” parece que, finalmente, encontraram a contra-magia para atacar.
    Em 2007, propus uma pequena semente - então considerada utópica - para incrementar o controle popular sobre os desmandos dos nossos representantes eleitos, a qual chamei de Voto Contínuo. De lá pra cá, muito se tem discutido acerca de transparência, democracia real, democracia direta, democracia líquida e outros termos afins.
    Agora, entre 25 e 27 de setembro de 2009, a Controladoria Geral da União estará organizando, em Brasília o I Seminário Brasileiro de Controle Social (Controle Democrático sobre o Governo e a Corrupção).
    Entre os temas, vejam o que se debaterá no segundo painel:

Transparência e Acesso a Informação como Instrumentos
do Controle Social

    - Panorama da Transparência e do Acesso a Informação no Brasil
(Controladoria-Geral da União - CGU)
    - O Papel da Informação para o Exercício do Controle Social
(Transparência Brasil)
    - O Acesso a Informação como Ferramenta de Controle Democrático e
Combate à Corrupção (Artigo 19)

    - O Direito de Acesso a Informação Pública (Associação Brasileira
de Jornalismo Investigativo - ABRAJI)
    - A informação Pública e o Monitoramento da Gestão Municipal
(Movimento Rio Como Vamos)
    - A Experiência da ASAJAN no Acesso a Informação Pública
(Associação dos Amigos de Januária - ASAJAN)

    Enquanto isso, mundo afora, experiências como o Demoex, OpenCongress, e tentativas brasileiras como o Wikigresso e o Parlamento Aberto estão em andamento para  intensificar o controle público sobre as decisões dos governantes e legisladores.
    Não há vitória a ser cantada, apenas o lari-la-rá inicial talvez se possa ouvir. Ainda há que se aperfeiçoar rima, métrica, harmonia e melodia da canção democrática. E quem quiser, poderá cantar junto.



Adicione esta página ao seu Marcador Social favorito
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! StumbleUpon! Yahoo! Joomla Portal
Comentários
Adicionar novo RSS
+/-
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
Augusto Maurer  - Reality Shows X Reality Checks |27-08-2009 12:31:54
A melhor maneira de acelerar a obsolescência do político profissional como é hoje conhecido é promovendo e popularizando a realização de reality checks.

No dia anterior à publicação deste editorial, Porto Alegre foi às urnas para rejeitar uma disposição de especuladores imobiliários, já acolhida por sua câmara de vereadores, para construir condomínios residenciais numa área privilegiada de seu panorama ambiental urbano. Na ocasião, a sociedade organizada voluntariamente tomou a si própria, a módicos custos, uma tarefa da qual seu oneroso poder legislativo houvera se eximido.

No dia seguinte ao pleito, sugeriram na BAND News FM que consultas semelhantes, envolvendo várias questões de interesse social, deveriam ser feitas com maior frequência. Auspiciosa, ainda que discreta, repercussão - especialmente num contexto midiático em que reality shows despertam, ainda, muito mais interesse do que reality checks.

Ótimo subsídio acadêmico para a necessária mudança cultural em questão pode ser encontrado em Get Ready to Participate: Crowdsourcing and Governance, no blog oficial de Henry Jenkins (MIT), através do link http://henryjenkins.org/2009/08/get_ready_to_participate_crowd.html.
Anônimo |17-11-2009 11:02:55
eu estou vasendo um trabalho da africa obaoba =) =D beijos
Me tuíta!
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Assine o OPS! por mail

Assine o OPS! por e-mail:

Entregue por FeedBurner

Cole no seu blog

 Visite a Coolmeia

Login

             Sem conta?

Livros dos nossos autores:

Assine o feed

RSS do OPS!
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons

OPS! no Twitter

Parceria

girafa_trevo