Conhecendo a Espanha pela boca

Mundo - Quando Paris Alucina

Avatar

Uma das coisas mais interessantes das viagens é a possibilidade de conhecer e provar comidas diferentes. Faremos um trajeto pela Espanha gastronômica partindo do norte, na Galícia e chegando até o Mediterrâneo, passando pelo centro e pelo País Basco. A comida na Espanha é tão diferente de uma região à outra como os costumes dos seus habitantes. Como em qualquer outro país, a forma de se alimentar vem imposta pelas condições econômicas e ambientais.

Começando na Galícia, ninguém pode deixar de provar o famoso "pulpo a la gallega" (polvo à galega). Nada mais é que polvo cozido com água e sal e depois de escorrido, temperado com azeite de oliva virgem e páprica picante. Uma delícia. Mas não podemos deixar a oportunidade de saborear umas vieiras, um marisco delicioso e muito típico na Galícia. É o símbolo do "xacobeo", a peregrinação à Santiago de Compostela (é aquela concha que aparece no chapéu do santo). Existem muitas formas de prepará-las, mas na Galícia eu comi as melhores da minha vida. Outro prato muito característico da Galícia é o "lacón con grelos" (não está mal escrito, é grelos mesmo). É um pernil de porco cozido com grelos (uma espécie de verdura). Só vindo à Galícia para saber como é bom - ou, se conhecer algum galego, peça para ele explicar, vale a pena. A Galícia é uma das províncias espanholas onde se come melhor e mais, porque o galego gosta de fartura.

Seguindo a costa norte, chegamos ao País Basco. Lá a coisa é mais fina. A cozinha basca é considerada uma das melhores do mundo, junto à francesa. Os melhores chefs da Espanha são especialistas em cozinha basco-francesa. No País Basco a gente come bem, mas em quantidades justas. É a terra dos mexidos de ovos com tudo (não é omelete). Os mexidos se chamam "revueltos": tem revuelto de camarão, de aspargos, de verduras, de bacalhau, do que seja. A cozinha basca é também muito elaborada com pratos de categoria internacional. Um dos mais famosos é o "bacalao a la vizcaína", um prato muito saboroso e que requer bastante tempo de preparação. Os bascos também são grandes consumidores de frutos do mar.

Descendo no sentido horário, arribamos em Barcelona. A comida barcelonesa é um exemplo claríssimo de comida mediterrânea. Óleo de oliva, verduras, carnes e pescado, formam a base da dieta dos catalães. Niguém pode falar de comida catalã sem mencionar a legendária "butifarra", uma espécie de salsichão branco, muito comum em toda Catalunha. Também, como no resto da Espanha, há deliciosos pratos preparados com favas e chouriço. Mas uma das coisas mais simples e típicas é o "pan con tomaca" (pão com tomate). Em qualquer bar, o "bocadilho" (sanduíche feito com pão francês), é preparado com tomate esfregado, sim, esfregado. Se despoja o pão do seu miolo e se esfrega o tomate, depois se põe um pouco de azeite de oliva virgem e sal. É muito bom e serve pra comer com qualquer coisa em cima, como queijo ou presunto. Não se atreva a mencionar pão com manteiga em Barcelona, seria um sacrilégio. Eu já fiz isso e não me entenderam. Insisti tentando explicar que era como um "bocadillo" de "mantequilla" e eles colocaram uma fatia enorme de manteiga dentro do pão, como se fosse um queijo.

Seguindo a costa mediterrânea, chegamos à terra da "paella", Valência. Talvez a paella seja o prato mais famoso da Espanha. Em Valência comem muito arroz e existem diferentes tipos de paella. A mais famosa é a "paella de mariscos" (frutos do mar). Muitos crustáceos bem cozidos na "paellera" e quando o caldo está no ponto, colocamos o arroz, que não deve estar muito passado, como o macarrão na Itália, ao "dente". Também tem "paella mixta", com carne de galinha, coelho e mariscos e a "paella ciega", que vem com tudo descascado, pra gente não ter trabalho. Quem for a Valência também deve provar o "arroz brut", um arroz feito com calamares e sua tinta, delicioso.

Ainda no Mediterrâneo, podemos ir às Ilhas Baleares. Maiorca, Menorca e Ibiza, têm costumes parecidos, na hora de comer. Sem dúvida um dos produtos mais famosos das Ilhas é a "sobrasada". É parecida ao chouriço, feita com carne de porco picada e condimentada com sal, páprica e outros temperos. A diferença é que tem um sabor mais doçe. Serve para untar o pão ou biscoitos salgados. Outra coisa muito conhecida nas Ilhas é a "ensaimada", típica de Maiorca. Uma espécie de rosca açucarada parecida com um pão doce, elaborada com farinha, água, ovos e gordura de porco. É engraçado ver como na saída de Maiorca, todos os turistas na fila do avião levam varias caixas de ensaimada.

Subindo um pouco em direção ao centro, temos que passar por Andaluzia. A comida em Andaluzia é bem variada com pratos com diferentes influências culturais. Se nota que alguns pratos têm a sua origem na cozinha árabe e outros foram inventados em épocas de necessidade. A região tem um clima muito quente no verão e chove menos que no nordeste brasileiro - por isso, pratos feitos com ingredientes baratos e fáceis de conseguir. Mas atualmente existe fartura em toda a Espanha e em qualquer cidade andaluza podemos comer umas boas sardinha fritas, orelha de porco com molho de tomate, chipirones (lula em pedacinhos à milanesa), chanquetes (uns peixes pequenininhos, fritos à milanesa), batatas bravas (com molho de tomate picante) e uma infinidade de "tapas" pra comer sem parar, acompanhadas por uma cerveja bem gelada, durante uma semana, pelo menos. E que não ouviu falar no "gazpacho andaluz"? Uma sopa fria feita com óleo de oliva, sal, vinagre, pedacinhos de pepino, tomate, cebola e pimentão, tudo bem picado e servido frio com dadinhos de pão torrado. Um excelente alimento no verão.

Mais ao norte, em Madri, com o frio dá vontade de comer alguma coisa quente. Pra começar o prato madrilenho por excelência: o "cozido madrilenho". Como todos os cozidos, leva um montão de ingredientes: carne de galinha, porco, verduras, batatas, ou seja, um pouco de tudo, mas o ingrediente que marca a diferença é o grão de bico. Em Madri há um restaurante que promete que quem comer o cozido inteiro, não precisa pagar. Parece fácil mas não é. Outro prato que vale a pena são os "callos a la madrileña" (miúdo de vaca cozido em sua própria geléia com chouriço); se estão bem preparados são uma iguaria, para lamber os beiços. Quem provar não vai esquecer.

As regiões de Ávila e Segóvia, são as mais indicadas para comer um bom leitão assado em forno de lenha preparado por verdadeiros maestros. Em alguns restaurantes, antes de servir o leitão, o "maestro asador", com a sua medalha pendurada no pescoço, pessoalmente corta o assado com golpes rápidos e vigorosos, servindo-se de um prato para esta tarefa. O leitão é tão tenro que se abre em fatias aos golpes do mestre assador. Acompanhados com batatas assadas é um prazer indescritível. Também o cordeiro tem a mesma tradição.

Como podem comprovar, a oferta gastronômica na Espanha é muito variada. O que não está politicamente permitido é vir do Brasil e querer comer feijoada e churrasco, coisa que muita gente faz. Uma autêntica perda de tempo.



Adicione esta página ao seu Marcador Social favorito
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! StumbleUpon! Yahoo! Joomla Portal
Comentários
Adicionar novo RSS
+/-
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
Anônimo |09-03-2008 12:43:12
Isso é uma merda!!
:p
Carlos Venturelli  - É bem possível. |09-03-2008 13:33:41
avatar Mas pior que não ter medo de satisfazer a todo mundo é ter vergonha de dar a cara.

O problema de deixar a porta de casa aberta é que pode entrar qualquer um.

A próxima vez, identifique-se.
Eleusa machado  - comer bem em España. |28-03-2008 11:45:41
Carlos e ai blz vivo em españa ha(02)anos e gosto muito da cozinha española,vivo em Asturias e aqui tbm tem uma cozinha muito boa,a principal e a (FABADA ASTURIANA),tambem hay uma bebida tipica de asturias que e preparada a base de maça(SIDRA)tomada mas no verao. ABRAÇOS
Solange Ayres  - Nao gostou do cardápio? |09-03-2008 13:45:44
avatar Nao entendi bem. O sujeito nao gostou do cardápio ou do artigo? Se nao gostou do delicioso cardápio apresentado, que va comer no Mac Donalds, se nao gostou do artigo, bem, podia ao menos de identificar.
neusa serra |27-04-2008 10:45:57
:P Carlos - Eu precisava decidir o que fazer de minha vida, já que aposentei, e lendo seu artigo, me decidi andar no caminho de Compostela e depois ir de cidades em cidades, provar essas delicias que voce relatou.
Tiver mais detalhes e tiver tempo e disposição, jogue no meu mail. Gracias e que Deus te abençou.
Beijos
juliana  - Fino |27-04-2008 19:21:56
Ola Carlos
Adorei o artigo e suas dicas.
Fiquei com muita vontade de carimbar o passaporte!!
Abraços
Juliana
Tiago  - ajudou mto |22-05-2008 13:10:10
Boa tarde Carlos, achei mto interessante seu relato desta viagem.. até peço permição para utilizar informações tão ricas em meu trabalho sobre a Cozinha Espanhola.. Faço faculdade de Gastronomia e será mto util.. Obrigado
juhh polii  - oooooolha |26-03-2009 11:37:42
:X muito nojentoo
Walter  - Conhecendo Espaha |12-02-2010 15:42:46
Prezado Sr CARLOS VENTURELLI:con maiúsculas pois o Sr. merece.
Obrigado pelas dicas tao cinceras, ademas vou preparar um gazpacho segum sua receita.
Depois aviso o resultado(marinheiro de primera viagem :drunk: ja, ja,)
A vida é bonita quando nos fazemos que assim seja.
Atenciosamente
Walter Diaz Mateo
Me tuíta!
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 

Cole no seu blog

Colunistas 2012

 Visite a Coolmeia

Login

             Sem conta?

Livros dos nossos autores: