Oh Lord, won´t you buy me a Mercedes Benz?

Mundo - Este País, Alemanha

Avatar

Mercedes. Seu nome é hoje conhecido no mundo todo como marca de carro alemão, associado à qualidade, estética e eficiência, mas era também o apelido da filha querida do senhor Emil Jellinek, rica e famosa, que ironicamente nunca possuiu carro.

 

O senhor Emil apesar de ser rico não era daqueles que se deixava levar por chofeurs, ele gostava mesmo era de dirigir o seu próprio carro. A paixão por carro e velocidade o levou a participar e ganhar em 1899 o seu primeiro prêmio de corrida de carro “Semana em Nizza” com o pseudônimo da equipe “Mercedes”, apelido carinhoso dado à sua filha de 10 anos, que na verdade se chamava Adrienne Manuela Ramona Jellinek.

O carro ganhou a corrida com um motor 16 PS*. Imaginem que uma Ferrari de corrida hoje possui 850 PS! Em pouco tempo o nome “Mercedes” estava em todas as bocas. Emil Jellinek (1853-1918), austro-úngaro, filho de judeus, diplomata e comerciante não era somente apaixonado por corridas e carros, mas também pelos avanços tecnológicos, um visionário naquela época que previa o crescimento da indústria automobilistica. Em 1900 fez um grande investimento: encomendou 36 carros para a firma Daimler-Motoren em Stuttgart com as novas tecnologias desenvolvidas. Como um homem de negócios bem relacionado internacionalmente e entre a aristocracia, iniciou no seu círculo de amizades a venda de carros fabricados pela firma Daimler.

 

Acelera Emil!

Para ele o carro encomentado em 1897 rodava a 24 km/h e ainda era muito lento então exigiu que fabricassem um motor mais possante, que no mínimo rodasse... 40k/h, rara! A história contada hoje parece piada, mas a exigência de mais cavalos no motor foi fundamental para o desenvolmento da construção de novos veículos. O carro de corrida com um motor encomendado por ele de 35 PS foi uma sensação; mais leve e eficiente se tornou a marca registrada associada ao nome “Mercedes” .

Vitória

Novamente em 1901 ganha a corrida de Nizza com a equipe “Mercedes” e em 1902 a marca foi definifivamente registrada se transformando na mais famosa marca de carro.

Guerra contra as estrelas

Terra, água, ar: A estrelinha como da marca registrada da Mercedes criada para simbolizar motores que funcionavam na terra, água e no ar e foi introduzida como marca oficial em 1910. É uma dos mais conhecidas no mundo e esta colocada sob diversos edifícios nas grandes cidades da Europa. Mas nem tudo que reluz é estrela. O símbolo da marca Mercedes fixada à frente dos carros traz problemas para os proprietários que tem seus carros depredados e a tal estrela arrancada. Os Punks daquí a rejeitam tratando-a como simbolo de status social. Hoje a marca vem somente estampada na carroceria (foto ao alto) e não mais na frente do motor, como nos modelos da classe E, S (foto), poupando os proprietários do vandalismo.

Ah, por aquí se diz que motorista de Mercedes tem a "preferência ao ultrapassar", fenômeno conhecido principalmente nos fins de semana, quando os velhos senhores endinheirados passeiam com suas Mercedes não atentando às regras da preferência no trânsito, se achando os “donos da rua”. Os compradores de Mercedes na Alemanha tem um perfil: gente de idade avançada ja estabelecidos que prestigiam a marca nacional, bem como homens de negócios, que gostam de conforto, segurança e espaco.

Rica e famosa a filha querida do senhor Emil Jellinek na vida privada não foi feliz: o seu casamento acabou depois de 14 anos e seu segundo marido morreu poucos meses após o casamento. Ela também não viveu muito e teve uma morte prematura, antes dos 40 anos de câncer nos ossos. Ironicamente embora seu nome tenha se tornado mundialmente conhecida marca de automóvel, Mercedes nunca possuiu carro.

Lembram da canção que Janis Joplin escreveu em 1970, “Mercedes-Benz? Me inspirei para dar o título ao meu artigo: “Oh Lord, won`t you buy me a Mercedes Benz? My friends all drive Porches, I must make amends...”? (“Oh Deus, você não me comprará um Mercedes Benz? Todos meus amigos dirigem Porches, eu tenho que fazer prestações...”)

 

PS. PferdeStärke é unidade de medida ou HP, Horse Power ou cavalo a vapor.

Fonte: „Ein kleines Mädchen wird weltberühmt“

Fotos: Solange Ayres, Mercedes Modelo SLK, conversível; Estrela, modelo E Klasse.

Links:. Museu Mecedes Menz



Adicione esta página ao seu Marcador Social favorito
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! StumbleUpon! Yahoo! Joomla Portal
Comentários
Adicionar novo RSS
+/-
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
Cecilia  - "donos da rua" |04-04-2008 13:35:11
Pena acabar com a estrelinha, era bater o olho e pimpa... já se sabia a marca. Amo os modelos mais antigos, aqueles quadradinhos...show.
Vale lembrar, que vc tem "Mercedessss"!!
Adorei saber sobre. Tks
Marcia  - Oh Lord, won´t you buy me a Mercedes Benz |07-04-2008 16:21:22
Adorei conhecer a historia ,me fez pensar em numerologia acho que a Mercedes/Pessoa não era pé quente pois seu nome de batismo não a favorecia ,já como nome na fabrica do pai fez fortuna...muito intrigante...
Solange Ayres  - Azarada |09-04-2008 00:54:09
:) Pois
Anônimo |21-04-2008 22:00:51
"Must I make amends", nesse contexto, significa, "Devo pedir desculpas?" e, não, "tenho que fazer prestações".
Solange Ayres  - Amends |22-04-2008 03:06:42
avatar Senhor Anonimo.Esta traducao foi encontrada no site "Vagalume". Como nao sou versada em ingles, no contexto a palavra "amends" estava de acordo com o texto. Se tiver outra melhor traducao, pode mandar, pena que voce se colocou como "anonimo", assim nao podemos estabelecer um diálogo. De qualquer forma obrigado pela visita.
CÉSAR EBRAICO  - DESCULPE |22-04-2008 14:48:13
Desculpe pelo anonimato. Foi mera distração. Quando vi, já tinha ido como anônimo e fiquei com preguiça de corrigir.
Esses recursos internáuticos de tradução são uma desgraça. Outro dia, quando recorri ao TRANSLATOR PRO, ele traduziu "blow-up" por "sopro para cima", em um contexto em que a expressão claramente significava "explosão emocional". Pode?
Agora você já sabe quem eu sou. Fico à disposição para qualquer papo. Aliás, já visitou minha coluna, intitulada LOGANÁLISE? O artigo atual é "O QUE É PSICANÁLISE". Passa por lá. Abraço. César.
Solange Ayres  - Oh Lord! |23-04-2008 12:07:50
avatar Alo Cesar, passei la pela "Psicanálise" e outros artigos e achei todos muito interessantes. Haja tempo para debater tanto assunto. O Pensador Selvagem, na linha de intervencao de sua coluna, é um interessante foro de debates. Agora digo, oh Lord! Os temas nao sao nadinha simples.
Sucessos para o seu trabalho.
Solange
Me tuíta!
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Cole no seu blog

 

 Visite a Coolmeia

Login

             Sem conta?