Liberdade & Utopia
Nesta seção estão os textos libertários e utópicos do OPS!
-
Deuses, cultos e mitos:A perversa criação do homem
( 1 Artigo )

Já diziam as bruxas perseguidas pela inquisição que o problema não são os deuses, mas quem fala em nome deles. Que tornam as religiões elementos de dominação, renúncia, dor e infelicidade. Deuses criados à imagem e semelhança dos homens, úteis a seus propósitos de dominação.
As imposições, os sacrifícios, as atrocidades cometidas por estes homens que se arvoram a porta-vozes destes deuses invasivos e cruéis são tão humanos quanto as atrocidades cometidas em seu nome.Aqui não será discutida a existência ou perfil de um ou mais deuses: Aqui pretendo comentar a forma geralmente cruel como as religiões atormentam a vida de homens e mulheres e servem como elemento de dominação social, política e infelicitadora da humanidade. -
Zeitgeist Debate
( 12 Artigos )

-
Diálogos entre paradigmas
( 8 Artigos )
A velha e boa dialética propunha que as coisas nascem, crescem e morrem no embate de ideias que caminham em direções diferentes. Isto só ocorre se partimos de uma ontologia realista e de uma epistemologia objetivista para discutir as coisas e as pessoas do mundo. Se, no entanto, partirmos da ideia de que realidades não existem e sim são construídas no nosso interior e que as maneiras de compreender as realidades são nossas, próprias e intransferíveis, precisamos dialogar. É do diálogo que surgem novas realidades comuns. É da superação da antinomia concordo-discordo que surgem ideias criativas e mobilizadoras. Novas ideias e ideais que aceitem as diferenças e ofereçam maneiras de caminhar para um ponto comum no futuro, mesmo que andando por vias paralelas. Diálogos entre paradigmas dispensam consensos e maiorias, porque o dialogar e construir é mais importante do que o prédio pronto, uma vez que este será demolido assim que terminado, como uma mandala budista.
-
O lugar de todos nós
( 1 Artigo )

Esta coluna busca mostrar aspectos semelhantes nas lutas sociais por um mundo melhor. O argumento que sustento é que o principal inimigo para a mudança social é a falta de consciência do objeto de lutas. Farei isto através de pesquisas científicas e de textos de diversos autores da literatura os pontos de convergência entre os diversos movimentos sociais. A sua luta é nossa luta. Desamarrar-nos – ( nós) é minha eu topia.
Login
Comentários
Enquanto isso, nos blogs...
- O recluso vampiro & o prêmio merecido 21 May 2012 | 10:08 pm Ipsis Litteris
- Governo vai investir R$ 1,26 milhão na produção audiovisual do RS 21 May 2012 | 4:54 pm Marco Weissheimer
- Não faz sentido 21 May 2012 | 12:01 am Incautos do Ontem
- Estado cria comissão para erradicação do trabalho escravo no Rio Grande do Sul 20 May 2012 | 1:53 pm Marco Weissheimer
- Cinemusas #34: Vera Fischer 19 May 2012 | 9:05 am Ipsis Litteris
- Acidente no metrô… 18 May 2012 | 10:07 pm Incautos do Ontem
- Fadas no Jardim 18 May 2012 | 3:44 pm Juliana Dacoregio
- Rãs, modernismo, por aí 18 May 2012 | 7:23 am Sergio Leo
- O capitalismo e as abóboras 16 May 2012 | 7:34 pm Recordar, Repetir e Elaborar
- “Fernandinho quer decidir como tuitar” 9 May 2012 | 3:31 pm Recordar, Repetir e Elaborar








O positivismo e o fundamentalismo de mer...
Obrigada pelas aprendizagens!! - Olá José Eustáquio, Um dos melhores arti...
O positivismo e o fundamentalismo de mer...
Olá Marcos, Obrigado. É claro que pode divulgar e postar à vontade. Abs, JE
O positivismo e o fundamentalismo de mer...
Maravilhoso texto. Postei no meu linkedin mencionando a origem no OPS, es...
Ponta, meia ponta, ponta...
Dúvida sapatilha de ponta - Bom dia, minha filha faz ballet há 4 anos e ...
Brasil: maior país católico do mundo?
meu cú EU VOU TI CHUPAR.... - eu gostei muito e acho que vai dar samba,ma...