Cachaça, cerveja e esperança de vida

Ciência e Humanidades - Demografia

Avatar

"O cidadão vai ao banco e pega seu dinheiro (do Bolsa Família), compra pão para sua
família, compra os gêneros de primeira necessidade (....) mas, mesmo que uma família
compre uma cachaça por mês, são 11 ou 12 milhões de garrafas de cachaça.
Isso ajuda toda a economia"
Cândido Vaccarezza (PT-SP), em 01/03/2011

O Brasil é um país leniente com o uso (e abuso) de bebida alcoólica e seus danos para as pessoas, a economia e o bem-estar da população. A bebida alcoólica é uma das causas da redução da esperança de vida e do aumento do número de óbitos, especialmente entre a população masculina.

As mortes por causas externas, no Brasil, foram responsáveis por 134 mil mortes, em 2008. Entre os homens, foram 47 mil óbitos por acidentes de trânsito, 52 mil por homícidios e agressões e 11 mil por causas violentas não determinadas. Entre as mulheres foram 13 mil óbitos por acidentes de trânsito, 6 mil por homícidios e agressões e 3 mil por causas violentas não determinadas. Somando os dados dos anos 2000 e 2007, foram assassinados no Brasil 355.612 homens. No mesmo período foram assassinadas 30.906 mulheres. Em 2008 foram assassinados 130 homens e 10 mulheres por dia, segundo o sistema de informações de mortalidade do DATASUS. Isto significa que a cada 2 horas uma mulher e onze homens foram assassinados no país.

Evidentemente a má conservação das estradas brasileiras e as imprudências explicam grande parte dos acidentes de trânsito. O tráfico de drogas explica muito da violência. Mas sem dúvida a bebida alcoólica é uma das grandes responsáveis tanto pelos acidentes de trânsito, quanto da violência em geral e da violência doméstica.

A pesquisa nacional sobre nível de consumo de alcoól da população brasileira (UNIFESP/SENAD, 2007) mostrou que existem cerca de 14% dos homens e 4% das mulheres dependentes do uso de alcoól, além de um número expressivo de pessoas que declaram uso ocasional de bebida. Diversos estudos epidemiológicos mostram que o abuso no uso de bebidas alcoólicas diminuem a esperança de vida para ambos os sexos, mas é mais pronunciado na redução do tempo de vida dos homens, os maiores usuários.

O efeito social e econômico das mortes externas e das mortes provocadas pelo uso de bebidas alcoólicas é muito grande. O Brasil tem um enorme prejuízo econômico com esta mortalidade que poderia ser evitada. As famílias sofrem muito com país e/ou filhos alcoólicos que comprometem o futuro do país. Além das mortes, tem o custos de internação e de cuidados com dependentes alcoólicos ou com acidentes provocados por pessoas que abusam – mesmo que por apenas um dia – do consumo de bebidas alcoólicas.

É neste sentido que se torna desastrosa e afrontosa a declaração do deputado Cândido Vaccarezza, líder do governo, dizendo que um possível aumento do consumo de cachaça, em decorrência dos benefícios do Programa Bolsa Família seria bom para a economia brasileira. O ilustre deputado deveria saber que o aumento da produção e do consumo de cachaça não é bom nem para a economia e nem para o dia a dia das famílias e das pessoas.

Mas a apologia do uso de bebidas é uma grande fonte de lucro. Diversos artistas fazem propaganda de cerveja. Ivete Sangalo e Zeca Garotinho são campeões da propaganda e possuem polpudas contas bancárias preenchidas com a venda do direito de imagem. Imagine quantas pessoas não morreram para sustentar esta máquina de propaganda e consumo.

Recentemente uma marca de cerveja incluiu cantores como Samuel Rosa e Sandy na sua lista de pagamento, visando diversificar e ampliar o público que vai sofrer os efeitos do alcoolismo. São muitos artistas que ganham milhões fazendo propaganda sem se preocupar com os efeitos do alcoolismo na redução da esperança de vida e nos prejuízos econômicos das mortes precoces e das internações hospitalares.

Outro exemplo acontece na seleção brasileira que mudou de técnico e de equipe depois do fracasso na África do Sul. Porém, o que não mudou foi o uso da seleção de futebol como chamariz para induzir os jovens ao consumo de alcoól. O técnico Mano Menezes – que não tem apresentado bons resultados dentro de campo – tem dado um show de bola na propaganda de uma determinada marca de cerveja. Muitos jovens seguem os apelos do técnico boa praça da seleção brasileira de futebol e vão reproduzir festas e bebedeiras, como aquelas que desencadearam os fatos que desaguaram na prisão do goleiro Bruno.

Mas tudo isto não parece preocupar as autoridades governamentais, a mídia e a opinião pública brasileira. Afinal estamos na semana pré-carnaval. O Brasil é um país alegre e a bebida alcoólica é um dos combustíveis desta alegria. Para que se preocupar com mortes, vícios, doenças, violências e redução da esperança de vida? Viva a cordialidade brasileira.

Feliz carnaval 2011!!!!


Adicione esta página ao seu Marcador Social favorito
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! StumbleUpon! Yahoo! Joomla Portal
Comentários
Adicionar novo RSS
+/-
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Website:
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
Mariana  - Violência contra a mulher |03-03-2011 18:43:33
Prezado Eustáquio

Parabéns pelo seu artigo. Neste começo de março, antes do Dia Internacional da Mulher, é realmente importante lembrar que a bebida alcoólica é uma propagora da violência doméstica contra as mulheres. É lamentável que tantas figuras públicas fiquem fazendo apologia do uso de cachaça e cerveja.

Sds, Mariana
Valeria  - Violencia em geral |05-03-2011 18:52:27
Realmente a bebida alcoólica aumenta a violencia contra a mulher. Mas também aumenta a violência contra os proprios homens. Acho um absurdo estes artistas e técnicos e jogadores da seleção brasileira de futebol ficarem fazendo propaganda de bebidas.
José Eustáquio Diniz Alves  - Mortes nas estradas no Carnaval |09-03-2011 10:41:53
avatar
Rodovias federais têm 189 mortes em cinco dias
Só na terça-feira foram 23 mortes, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
No carnaval de 2010, houve 143 mortes em seis dias.
Valdecleir  - Cachaça e bolsa familia |10-03-2011 23:48:15
O Brasil está passando por um momento de "apagão de mão-de-obra" e seria importante o programa bolsa familia investir na inserção produtiva da população.
Neusa  - Homens embriagados |11-03-2011 21:36:49
A apologia de bebidas alcoólicas faz com que muitos homens percam a vida e anos de vida além de colocar outras pessoas em risco, especialmente mulheres e crianças.
Barbara  - Propaganda |13-03-2011 07:41:20
Acho realmente errado os artistas e personalidades dos esportes ficarem fazendo propaganda de bebidas alcoólicas e influenciando negativamente os jovens brasileiros. Parabéns pelo artigo
José Eustáquio Diniz Alves  - Acidentes no carnaval |16-03-2011 08:06:56
avatar Obrigado a todos pelos comentários.
Os acidentes ocorridos na semana do carnaval e o elevado aumento no número de mortes só confirma uma tragédia anunciada.
Abs, JE
Me tuíta!
Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 

Cole no seu blog

Colunistas 2012

 Visite a Coolmeia

Login

             Sem conta?

Livros dos nossos autores: